O BLOG do Apólogo

mais sobre mim

os mais recentes

Rir a bandeiras despregad...

...

Grécia - A coisa mais fas...

Governo da Grécia anuncia...

Jardins-de-infância "inac...

O novo fenómeno Papa Fran...

Jardim e os testículos do...

Ania Thiemann e os Alemãe...

Coligação treme. Portas c...

OCDE agrava recessão prev...

O Orçamento mais estúpido...

Corte de 5% no subsídio p...

Maioria PSD/CDS-PP aprova...

Salários em atraso dispar...

Cessar fogo na faixa de G...

Execução orçamental - As ...

Quando o solução para os ...

Empresas alemãs “congelam...

Há muito mais pobres do q...

Uma bela confusão!!! Ante...

Casa Pia não acaba e a ve...

Hamas e Israel .. E conti...

Câmara de Lisboa baixa im...

Manifestação em frente ao...

A China e a mudança de po...

Veneza inundada

Austeridade , Austeridade...

Turismo e nostalgia do co...

Novos dirigentes do Estad...

Cada um tem o que merece

guardados

tags

todas as tags

Terça-feira, 3 de Junho de 2008

Não te Enganes, a catalunha não é Espanha ...

 


 

 

Não te enganes, a Catalunha não é Espanha

 

http://catalonia-is-not-spain.spaces.live.com/

 

 

Josep-Lluís Carod Rovira, vice-presidente do Governo Autónomo da Catalunha, diz que quer um referendo para a independência da Catalunha em 2014, e eu não vejo nenhuma razão para que isso não seja possível ou exequível. Ele tem alguma razão na análise estratégica que faz no que respeita ao posicionamento português em relação a esta questão. Uma península Ibérica das Nações, nesta Europa, só pode beneficiar a importância estratégica de Portugal, em contraponto com o mata-borrão Espanhol, na influência política e económica.

 

As novas repúblicas saídas de Espanha serão isso mesmo, repúblicas e não reinos (e isto, quanto mim, também é uma questão muito importante, muito longe de ser insignificante), vão procurar equilíbrios geoestratégicos que as afastem de Madrid. Nós temos aí o nosso espaço preferêncial.

 

Não há razão para a Catalunha não fazer valer a suas teses de um referendo independentista (depois ganhador). Não tem terrorismo e é a segunda região mais poderosa de Espanha com uma autonomia já muito alargada. Eles podem fazer um referendo, mesmo contra a constituição espanhola. Quem vai intervir? O Exército?  - Ninguém acredita. E o apoio do catalães é esmagador.

 

A importância desta questão, agora, é que a Catalunha tem mesmo poder para fazer um referendo independentista! E eles lançaram isto para a agenda de forma propositada e calculista. Acho inevitável que avancem mesmo, se não for em 2014, será em 2015 ou 2016. Não me restam muitas dúvidas.

 

E depois, quem pára a Galiza (que sózinha dificilmente consegue valer as suas teses). Ainda há dias houve uma manifestação de 25 000 pessoas em Vigo a favor de declarar que o galego era uma variação do português. Os galegos também querem sair do domínio de Madrid e aproximar-se de Portugal. Sentem que historicamente fazem parte natural de Portugal. Querem ser uma região da Europa, independente, com grande aproximação ao nosso país.

 

Depois disto resta o País Basco, para já e se não surgir mais nenhum caso fortemente indepentista entretanto, o que pode muito provávelmente acontecer. Quem segura os Bascos, depois do exemplo da Catalunha? Resposta: ninguém. É um movimento imparável que vai levar, em dez ou vinte anos à desagregação de Espanha, conforme a conhecemos neste momento, com aumento da influência política e económica de Portugal (Brasil e África no Roteiro).

 

É a Ibéria da Nações.

 

No meio disto tudo o Saramago acha que se deve meter nos problemas da Catalunha porque lhe fazem perguntas. Só falsamente é que é um comentário sobre Portugal, logo teria feito melhor não se meter, digo eu. Na realidade o Saramago continua a navegar na Jangada de Pedra; faz-me lembrar os Flintstones!

 

                 


 

         Ver Jornal Público, 18 de Maio de 2008

 

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1329153&idCan       al=31

 


publicado por apólogo às 10:59

link do post | comentar | favorito
|

pesquisar

 

Junho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Receba notícias nossas
Diga-nos o seu nome e endereço de e-mail:
Nome:
E-mail:
subscrever Sair

Contador

Obama's Complete Victory Speech: Obama Wins the 2012 Election

subscrever feeds