O BLOG do Apólogo

mais sobre mim

os mais recentes

Rir a bandeiras despregad...

...

Grécia - A coisa mais fas...

Governo da Grécia anuncia...

Jardins-de-infância "inac...

O novo fenómeno Papa Fran...

Jardim e os testículos do...

Ania Thiemann e os Alemãe...

Coligação treme. Portas c...

OCDE agrava recessão prev...

O Orçamento mais estúpido...

Corte de 5% no subsídio p...

Maioria PSD/CDS-PP aprova...

Salários em atraso dispar...

Cessar fogo na faixa de G...

Execução orçamental - As ...

Quando o solução para os ...

Empresas alemãs “congelam...

Há muito mais pobres do q...

Uma bela confusão!!! Ante...

Casa Pia não acaba e a ve...

Hamas e Israel .. E conti...

Câmara de Lisboa baixa im...

Manifestação em frente ao...

A China e a mudança de po...

Veneza inundada

Austeridade , Austeridade...

Turismo e nostalgia do co...

Novos dirigentes do Estad...

Cada um tem o que merece

guardados

tags

todas as tags

Quinta-feira, 21 de Julho de 2011

Saramago e Bernardino Soares

José Saramago:

 

 “a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana”.

 

“A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!”

 

“Mas há coisas muito mais idiotas, por exemplo: antes, na criação do Universo, Deus não fez nada. Depois, decidiu criar o Universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?”

 

18-10-2009

 

Longe vão os tempos, pelos vistos, de ateísmo militante do PCP. Bernardino Soares, líder parlamentar do PCP citou ontem o parlamento o Antigo Testamento, o Livro do Levítico, para condenar a cobrança de juros a Portugal, pelos empréstimos da Troika !!!!! Não dá para acreditar ... lollll ...

 

O comunismo é, na verdade, também uma manual de maquiavélicas práticas, conforme ficou demonstrado. É um conjunto de trouxas a embrulhar Dogmas e Verdades Superiores incontestáveis, mas, por isso mesmo, a rivalidade entre dogmas e a disputa de influências nos rebanhos, leva-os a desprezar e, até, perseguir as outras fontes de doutrina sendo, a mais forte de todas, a religião católica, em Portugal. Admira, assim, esta iniciatibva de Bernardino Soares.

Por outro lado, uma citação do antigo testamento ainda por cima deste livro ligado às interpretações mais radicais e conservadores, além de intimamente ligado ao povo judaico,é algo um pouco surrealista, no personagem, acho eu !!!! Porque o novo testamento já veio acrescentar outra dimensão interpretativa ao antigo, revendo antigas ideias e modernizando-as, valorizando os Homens e acabando com o Deus cruel, castigador e inplacável, tão bem criticado por saramago.

Mas, nos tempos que correm possívelmente é o vale tudo para atacar o capitalismo: aquela passagem tenta moralizar o empréstimo de dinheiro, impedindo a cobrança de juros nos empréstimos a quem não tem possibilidade de os pagar ... :)))

"O PSD defendeu que o ministro da Economia quer é a sustentabilidade da dívida, com o social-democrata Paulo Batista Santos a dizer que os comunistas querem é que o país não pague o que deve.

 

“Imaginemos que vossa excelência se dirigia à mercearia do Sr. deputado Bernardino [Soares] e iria comprar um quilo de pregos, e pedia crédito ao Sr. Bernardino, naturalmente, como pessoa honesta teria de imediato o crédito. Ainda vossa excelência não ia a sair a porta e já estava a dizer que não pagava a dívida. É isso que vossas excelências vieram aqui defender ao Parlamento”,  acusa Paulo Batista Santos.

 

O líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, deu o “troco”, recorrendo a uma citação da Bíblia.

 

“Se um dos teus irmãos empobrecer e não satisfizer as suas obrigações contigo, protegê-lo-ás, não receberás dele lucro ou juro algum, não lhe emprestes o teu dinheiro com juros nem lhe dês os teus mantimentos para disso tirar proveito (levítico, 25,35-37). Está escrito no Velho Testamento, não é nenhum comunista que o diz”, declarou Bernardino Soares.


  RR 20-07-2011

 

 


 

Levítico 25:35-55

 

Redenção do irmão pobre


35) Também, se teu irmão empobrecer ao teu lado, e lhe enfraquecerem as mãos, sustentá-lo-ás como estrangeiro e peregrino viverá contigo.

36) Não tomarás dele juros nem ganho, mas temerás o teu Deus, para que teu irmão viva contigo.

37) Não lhe darás teu dinheiro a juros, nem os teus víveres por lucro.

38) Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para vos dar a terra de Canaã, para ser o vosso Deus.

39) Também, se teu irmão empobrecer ao teu lado e vender-se a ti, não o farás servir como escravo.

40) Como jornaleiro, como peregrino estará ele contigo até o ano do jubileu te servirá

41) então sairá do teu serviço, e com ele seus filhos, e tornará à sua família, à possessão de seus pais.

42) Porque são meus servos, que tirei da terra do Egito não serão vendidos como escravos.

43) Não dominarás sobre ele com rigor, mas temerás o teu Deus.

44) E quanto aos escravos ou às escravas que chegares a possuir, das nações que estiverem ao redor de vós, delas é que os comprareis.

45) Também os comprareis dentre os filhos dos estrangeiros que peregrinarem entre vós, tanto dentre esses como dentre as suas famílias que estiverem convosco, que tiverem eles gerado na vossa terra e vos serão por possessão.

46) E deixá-los-eis por herança aos vossos filhos depois de vós, para os herdarem como possessão desses tomareis os vossos escravos para sempre mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não dominareis com rigor, uns sobre os outros.

47) Se um estrangeiro ou peregrino que estiver contigo se tornar rico, e teu irmão, que está com ele, empobrecer e vender-se ao estrangeiro ou peregrino que está contigo, ou à linhagem da família do estrangeiro,

48) depois que se houver vendido, poderá ser remido um de seus irmãos o poderá remir

49) ou seu tio, ou o filho de seu tio, ou qualquer parente chegado da sua família poderá remi-lo ou, se ele se tiver tornado rico, poderá remir-se a si mesmo.

50) E com aquele que o comprou fará a conta desde o ano em que se vendeu a ele até o ano do jubileu e o preço da sua venda será conforme o número dos anos conforme os dias de um jornaleiro estará com ele.

51) Se ainda faltarem muitos anos, conforme os mesmos restituirá, do dinheiro pelo qual foi comprado, o preço da sua redenção

52) e se faltarem poucos anos até o ano do jubileu, fará a conta com ele segundo o número dos anos restituirá o preço da sua redenção.

53) Como servo contratado de ano em ano, estará com o comprador o qual não dominará sobre ele com rigor diante dos teus olhos.

54) E, se não for remido por nenhum desses meios, sairá livre no ano do jubileu, e com ele seus filhos.

55) Porque os filhos de Israel são meus servos eles são os meus servos que tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.

publicado por apólogo às 19:49

link do post | comentar | favorito
|

pesquisar

 

Junho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Receba notícias nossas
Diga-nos o seu nome e endereço de e-mail:
Nome:
E-mail:
subscrever Sair

Contador

Obama's Complete Victory Speech: Obama Wins the 2012 Election

subscrever feeds