Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2005
No título de A Capital de hoje diz que os Estudantes resolveram não lutar mais contra as propinas nas Universidades.
Terão os estudantes universitários finalmente descoberto que têm que estudar mais e não ocupar o tempo a lutar contra as propinas?
Terão que eles descoberto que têm que irvos pais deles, às manifestações, que são os que realmente pagam e não têm eles prórpios que faltar às aulas ?
terse-ão convencido que têm que frequentar menos para as discotecas e bares, do Bairro Alto a Santos, sempre cheios de juventude Universitária, poupando dinheiro, em vez de o esbanjarem ? E poupando tempo e cabeça para estudar ?
Terão chegado à cadeira do seu curso em que percebem que, se milhares deles têm carro para ir para as Universidades, não faz sentido não terem dinheiro para ajudar a pagar e melhorar o ensino ? E que podem ir de transportes públicos, poupando dinheiro e ajudando a descongestionar as cidades (e a despoluir, matéria tão cara, também, para eles ?).
Terão passado no exame em que responderam que só os que precisam mesmo é que devem ter bolsa de estudo, e os outros têm que pagar?
Concluíram que não podem andar oito e dez anos a tirar cursos de quatro e cinco anos, tudo com o estado a pagar, e sem serem responsabilizados por isso?
Na cadeira de economia, já terão estudado o custo de oportunidade? Se o Estado e as famílias não desperdiçarem, os meios existentes podem ser melhor usados, para melhorar cursos, para mais estudantes, por exemplo?
Já descobriram que defendiam o indefensável! Mais vale tarde do que nunca. espero que isto seja um indício, também, de que o ensino está a melhorar, nas nossas Universidades.
De Anónimo a 1 de Março de 2005 às 12:33
Obviamente, há excepções.gato preto
(http://blogdogatopreto.blogspot.com/)
(mailto:ogatopreto@sapo.pt)
De Anónimo a 1 de Março de 2005 às 12:32
"espero que isto seja um indício de que o ensino está a melhorar"
Más notícias: isto só é um indício do óbvio -- a geração universitária, além de desinteressada pelo estudo, é obediente e influenciável. Será rasca? Acho que sim, fizeram-na assim.
gato preto
(http://blogdogatopreto.blogspot.com/)
(mailto:ogatopreto@sapo.pt)
De Anónimo a 27 de Fevereiro de 2005 às 21:53
Concordo contigo. Acho uma estupidez as pessoas quererem tudo de borla, e não é só propinas... Por mim pagava-se conforme o rendimento, o problema é que muita gente iria declarar uma rendimento mais pequeno pra pagar menos. Enfim, Portugal é mesmo assim!daniela
</a>
(mailto:artic_breeze@clix.pt)
De Anónimo a 25 de Fevereiro de 2005 às 23:44
Há estudantes com MUITA RAZÃO. E não só um pouco. Há os os estudantes que não têm dinheiro , e pagam o mesmo que os que estão cheios de dinheiro, e esbajam a armar-se em bons e a torto e a direito. Há os que têm boas notas, e pagam o mesmo que os que chumbam. Há os que trabalham para pagar os estudos, e pagam o mesmo do que os que têm tudo dos pais. O ponto é que, dando tudo de borla às pessoa, elas acabam por não dar valor e criam-se situações de injustiça, porque quem pode pagar, não paga quase nada, e quem não pode, parece que paga muito . É injusto que quem estuda e tem bom aproveitamento, tenha que pagar o mesmo que quem não estuda, e anda mais anos a estudar. Há os que não entram nas Universidades Públicas e tenham mesmo que pagar, muito mais, sem direito a reclamar isenção de propinas. O sentido do texto é ser contra este estado de coisas e não contra pessoas ou estudantes , em geral. Sendo que alguém tem que demonstrar que não é só reclamar direitos, e esquecer as obrigações. Eu também gosto de beber uns copos, de me divertir, de anedotas, de miúdas, de reclamar o direito à diferença, etc, etc. Só que ninguém tem o dever de me pagar isso !!! Se fizeres as contas, em relação ao que os professores ganham e à despesa geral da Universidades, 880 por ano é muito pouco . Muito embora eu acredite que seja um esforço para ti . Há que equilibrar as coisas. Quem não pode mesmo, não paga. Quem pode tem que pagar mais. A despesa do ensino tem que ser dividida entre os subsídios do estado, mas também pelas que tiram benefício dele. E quem não estudar, vai trabalhar, para contribuir para os que estudam, e não podem pagar. Tem que ser assim . Não pode ser: ninguém paga !
Beijos e bons estudos.
teco
(http://apologo.blogs.sapo.pt/)
(mailto:teco@netcabo.pt)
De Anónimo a 25 de Fevereiro de 2005 às 22:52
olha, eu sou universitária, não tenho bolsa e vou de transportes pra fcul e acho que devemos pagar propinas. Só acho injusto ser 880 euros (no meu caso) principalmente quando não vejo nada de novo em termos de funcionamento das coisas... Está tudo na mesma. Explica-me porquê que pagamos tanto se não hà melhorias nos materiais de laboratório ou nas condições. Acredites ou não há salas que nem ar condicionado têem... tudo o que disseste é verdade mas nós também temos um pouco de razão...Dani
</a>
(mailto:artic_breeze@clix.pt)
Comentar post