O BLOG do Apólogo

mais sobre mim

os mais recentes

Rir a bandeiras despregad...

...

Grécia - A coisa mais fas...

Governo da Grécia anuncia...

Jardins-de-infância "inac...

O novo fenómeno Papa Fran...

Jardim e os testículos do...

Ania Thiemann e os Alemãe...

Coligação treme. Portas c...

OCDE agrava recessão prev...

O Orçamento mais estúpido...

Corte de 5% no subsídio p...

Maioria PSD/CDS-PP aprova...

Salários em atraso dispar...

Cessar fogo na faixa de G...

Execução orçamental - As ...

Quando o solução para os ...

Empresas alemãs “congelam...

Há muito mais pobres do q...

Uma bela confusão!!! Ante...

Casa Pia não acaba e a ve...

Hamas e Israel .. E conti...

Câmara de Lisboa baixa im...

Manifestação em frente ao...

A China e a mudança de po...

Veneza inundada

Austeridade , Austeridade...

Turismo e nostalgia do co...

Novos dirigentes do Estad...

Cada um tem o que merece

guardados

tags

todas as tags

Domingo, 20 de Novembro de 2005

Os "presidentes" ...

Com 81 anos, ou não, Mário Soares é um "animal político" e disso ninguém tem dúvidas. Ele já começou a trabalhar, muito mais do que os outros, porque tem que correr atrás de dois prejuízos, chamados Cavaco Silva e Manuel Alegre. E os resultados estão à vista: aparece, fala com as pessoas e ataca daqui e dali, estando a subir nas sondagens fazendo esquecer a idade. Dá-se ao luxo de se "colar" à imagem do governo( ou de colar" o governo à sua imagem ), quando diz que o Eng.º Sócrates está a fazer o que é indispensável para o país, com muitos sacrifícios e que quer fazer o pleno, que é como quem diz: Governo socialista e Presidente socialista. É d'homem. 

Com isto começa a convencer que pode ganhar a eleição, o que é indispensável se pretender mesmo ganhá-la. E já prometeu que, se ganhar, só faz um mandato, não concorrendo ao segundo e deixando, com isto, o espaço aberto para os outros candidatos, daqui a quatro anos.

A pré-campanha, até aqui, não dependeu de nenhuma máquina partidária. Mário Soares tem aparecido por iniciativa própria, com estratégia e objectivos próprios que lhe advêm da sua larga experiência política e eleitoral. Manuel Alegre, como se previa, passou rapidamente para terceiro, nas sondagens, porque não consegue ter estas capacidades de Mário Soares. Por outro lado, ao "namorar" demasiado o eleitorado mais à esquerda quando diz que se Jerónimo de Sousa ganhasse seria um bom presidente e que sempre votou contra todas as revisões da constituição, afugenta o eleitorado mais ao centro ganhado, com isso, mais um adversário a fazer-lhe guerra: Jerónimo de Sousa. Este tem que se demarcar de Manuel Alegre, sob pena de entre os votos perdidos para ele e para Louçã, ficar em último lugar.

Manuel Alegre tem um caminho muito difícil. Se não conseguir convencer, em primeiro lugar e principalmente, os militantes e o eleitorado socialista corre o sério risco de, entre os votos que fogem para Louçã e que não ganha de Jerónimo, ficar ele sim em último lugar, o que é extremamente curto e politicamente incapacitante, para quem começou tão bem e à frente de Mário Soares.

Cavaco Silva, para já, vai aparecendo mais ou menos e dizendo muito pouco. Continua a gerir o avanço que as sondagens lhe dão, tentando ver como evoluêm as coisas e qual o caminho dos outros adversários. Esta expectativa, sendo prudente, pode ser redutora e insuficiente. Não há melhor defesa que o ataque. Se deixar Mário Soares aproximar-se demais nas previsões de voto, pode perfeitamente perder a eleição, o que já seria a segunda vez. Trauma a mais para um homem só!


publicado por apólogo às 15:30

link do post | favorito

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar

 

Junho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Receba notícias nossas
Diga-nos o seu nome e endereço de e-mail:
Nome:
E-mail:
subscrever Sair

Contador

Obama's Complete Victory Speech: Obama Wins the 2012 Election

subscrever feeds